quarta-feira, abril 25, 2012


 

Os números falam?



Para os amantes das estatísticas (não sou um deles), alguns dados dos números oficiais da Uefa sobre o duelo entre Chelsea e Barcelona, em 180 minutos.

O Barcelona teve 36 finalizações em dois jogos, sendo que 11 delas "no alvo" como diz a nomenclatura oficial, e 25 fora do alvo. O Chelsea teve 11 finalizações em 180 minutos, sendo 4 no alvo (na direção do gol).

O time inglês cedeu 18 escanteios à equipe espanhola. Os azuis tiveram dois escanteios a seu favor em 180 minutos.

O Chelsea cometeu 21 faltas em duas partidas, o Barcelona fez 17 (números para fazer morrer de inveja o torcedor brasileiro, que vê uma cavalaria desenfreada nos jogos daqui).

Foram oito cartões amarelos e um vermelho para o Chelsea, e dois amarelos para o Barcelona.

Para os defensores do "marcar bem"  refletirem.

O treinador do Chelsea, Di Mateo, resumiu bem, para o meu olhar de analista, o que foi o jogo.

"O segundo tempo foi muito mais paixão e desejo do que tática".

2 comentários:

Frederico disse...

Noriega, não é uma questão de defender o futebol arte do Barcelona ou não defender, eu como a maioria das pessoas admira o futebol do Barça e o Messi não deixa de ser o grande jogador que ele é.

Mas a realidade do futebol é essa, quem não tem cão, caça com gato e foi isso que o Chelsea fez e não vejo nenhum crime nisso.

Sou contra quem acha que o ciclo do Barça acabou, ainda é cedo pra falar uma coisa dessas.

Superioridade à parte, a Liga dos Campeões tem suas regras, não se passa pra próxima fase porque se joga bonito, passa sim por estar numericamente à frente do adversário. Foi o que o Chelsea fez.

Se você fosse técnico do Santos numa final de Mundial contra esse mesmo Barça, priorizaria um futebol mais bonito ou focaria no resultado do jogo?

É um pergunta intrigante, já que o Santos é time do meio pra frente, ou você discorda de mim? Porque se os números que você citou falam bem quem é o Barça, basta ver aqui no Brasil que o Santos não precisa de treinador do meio pra frente. E do meio pra trás o Muricy mostrou que nada sabe (ou pode) fazer.

Então, meu amigo, o Chelsea jogou com o que tinha de melhor, priorizou sua defesa e seu ataque foi eficiente, nas poucas chances que tiveram.

Anônimo disse...

E esse resumo do Di Mateo não é o que move o futebol? E se falarmos em estatísticas, o Chelsea foi mais eficiente que o Barça, pois fez mais com menos.
Abraço,