segunda-feira, fevereiro 20, 2006

A NOSSA CASA

Um dos assuntos que me fazem comprar uma revista numa banca ou parar de trocar de canal a toda hora na TV é ecologia. Passo longe de ser o que se chama de ecochato, mas, sinceramente, me preocupa o futuro do planeta, a nossa casa.
Parece-me que o senso comum é de que quem alerta para o perigo do aquecimento global, do derretimento das calotas polares, do efeito estufa são histéricos que pretendem apenas atrapalhar a marcha do progresso. Será mesmo?
A mim incomoda o fato de andar pra cima e pra baixo na cidade de São Paulo e não ver um rio limpo. Ou, quando vou ao Rio, ver o que fizeram com a bela e romântica baía da Guanabara ou a Lagoa Rodrigo de Freitas. Ou até mesmo ver os idiotas que jogam baganas de cigarro e latas de cerveja pelas janelas dos carros em ruas e estradas.
O Brasil, ainda assim, é um oásis em termos de natureza. Mas até quando ainda teremos rios limpos, praias limpas, florestas intactas?
O que me incomoda é que ninguém parece se incomodar muito com o tema. Espero que não seja tarde demais.

Nenhum comentário: