quinta-feira, novembro 18, 2010

Defesa e São Marcos, 


o Assunção, garantem 


a vitória do Palmeiras


Uma das máximas aplicadas ao futebol prega o conceito de que o ataque é a melhor defesa. No caso do Palmeiras de Felipão, em sua versão 2010, a lógica é oposta: a defesa é o melhor ataque. Isso sem esquecer do pé direito calibradíssimo do novo São Marcos alviverde, o Assunção.

Este é o Palmeiras que deu passo importante rumo à final da Sul-americana ao vencer o Goiás por 1 a 0, no Serra Dourada. Um time longe de ser brilhante, mas bastante competitivo e com uma arma poderosa e decisiva.

Aí é preciso reconhecer mais uma vez que Felipão é um grande técnico. Porque o torcedor sempre quer seu time jogando pra frente, aniquilando o adversário. O Palmeiras atual não tem elenco e nem time para fazer isso. Mas se vira muito bem lá atrás, é um time disciplinado taticamente, raçudo e que tem de dois a três jogadores que podem decidir.

Basta lembrar os gols que a equipe sofria até recentemente. O Palmeiras era o rei do gol sofrido em contra-ataque, a recomposição da defesa era desastrosa. O que fez Felipão? Treinou muito posicionamento dos beques Danilo e Maurício Ramos, colocou um zagueiro-volante ou volante-zagueiro, Edinho, para protegê-los, escalou outro volante como lateral-direito e lá do outro lado fez uma dupla com Gabriel Silva e Luan. Gabriel joga a maior parte do tempo no campo de defesa, para o qual Luan retorna rápido e recompõe bem. Para completar, Deola faz justiça ao clube que é, seguramente a maior escola, de goleiros do Brasil.

Criatividade não é o forte deste elenco palmeirense. O que é compensado com entrega, compromisso e dedicação. Lincoln é um jogador talentoso mas irregular e muito aquém da capacidade física ideal. Valdívia é uma incógnita também no aspecto físico. Tinga ainda precisa e deve evoluir. Então o Palmeiras tratou, primeiro, de parar de perder para depois pensar e ganhar.

Ante um Goiás também pouco criativo e apenas veloz e dedicado, o Palmeiras teve sucesso em sua estratégia de desacelerar o jogo. Se mantiver a solidez defensiva, ainda que possa e deva enfrentar muitas dificuldades, tem tudo para confirmar a classificação para a final da Sul-americana.

2 comentários:

Mateus Papini disse...

Muito bom o texto Noriega!!

Acho que o Palmeiras leva essa Sul-Americana sem muita dificuldade!

Abração,

Mateus Papini (@mateuspapini)

meu e-mail é: mateuspapini@yahoo.com.br

Valdir Brito disse...

http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2010/11/21/noticia_cruzeiro,170663/foto-torcida-na-arena-protesta-contra-erros-de-arbitragem.shtml