sexta-feira, outubro 09, 2015

Atenção, Pachecada!

Para a pachecada que adora ostentar os números da seleção brasileira de Dunga em amistosos, algumas péssimas notícias: foi a primeira derrota do Brasil em estreia de Eliminatórias; dos últimos quatro jogos oficiais, o Brasil perdeu dois, empatou um e ganhou um.

O Chile tem mais técnico, tem mais time, tem sistema de jogo atualizado e teve dois jogadores que seriam titulares em qualquer formação brasileira: Vidal e Sanchez.


Dunga ainda está preso a conceitos de jogo do século passado. Na seleção brasileira ainda existem volantes, quando no futebol atualizado os meio-campistas atacam e defendem, em constante troca de posições. Dunga tranca Luis Gustavo e Elias.

O melhor zagueiro chileno, Medel, tem 1m71, e neutralizou a "bola parada", a obsessão dos treinadores de futebol do Brasil. Eduardo Vargas, de 1m75, fez um gol de cabeça em bola parada. Para que tanto treino fechado?

Jéferson é um bom goleiro, assim como Cássio, Alisson, Victor, Fábio, Prass. Qualquer um poderia estar jogando.

Não foi um desastre, mas deixou claro que o Brasil sem Neymar não tem protagonistas em campo, e a estratégia de jogo de Dunga abdica do protagonismo, que sempre foi a marca das seleções brasileiras, das melhores e das piores.
É bastante provável que o Brasil se classifique para o Mundial da Rússia. Também é bastante provável que o futebol e a seleção do Brasil continuem como estão ainda por muito tempo.