sexta-feira, julho 28, 2006

Bens de candidatos
superam PIB
de 5 Estados


Precisa falar algo mais sobre o que é o Brasil?

quinta-feira, julho 27, 2006

RAPIDINHAS...

...pra tirar as teias de aranha.


1 - Como pode alguém fazer um laudo psiquiátrico afirmando ser recuperável um sujeito que faz sexo com o cadáver da pessoa que acabou de matar?

2 - Alguém realmente achava que na terra da máfia não haveria virada de mesa no futebol?

3 - Se vai dar certo eu não sei, mas que as entrevistas do Dunga serão bem melhores que as do Parreira, sem dúvida.

4 - Por que nenhum dos candidatos à Presidência fala em corte de impostos no País dos Impostos?

5 - Por que o condenável, detestável e abominável genocídio comandado por Israel repercute mais do que o genocídio nosso de cada dia, em que brasileiros matam brasileiros por um copo de pinga, um cigarro de maconha, um time de futebo, um olhar torto?

6 - Por que quase sempre que um jogador é convocado para a Seleção Brasileira ele é vendido pra Europa logo depois e, em muitos casos, nunca mais volta pra Seleção?

terça-feira, julho 11, 2006

DE REPENTE


De repente, um momento banal, um dia qualquer, numa hora perdida, banhada por um raio de sol, um sopro de vento. Num instante desses a gente se sente vivo, feliz, parte de alguma coisa importante.
Uma madrugada recente, dia frio, a Clara e o Rafael pularam para a minha cama e a da Isa. Eu estava com uma mão entrelaçada à da Isa. A Clara segurava a outra, e o Rafa virou pra mim e balbuciou "papai", sorrindo. Virou para o lado e dormiu.
Eu sou feliz. Muito obrigado por esse momento!

terça-feira, julho 04, 2006

QUAL SERÁ A NOVA SELEÇÃO?


Felizmente, o tempo se encarregará de cobrir com a poeira do esquecimento a lamentável Seleção Brasileira de 2006. No futuro, um parágrafo de duas linhas bastará para definir o que - não - foi esse time.
Agora, e o futuro? Há muito tempo eu defendo a tese de que o futebol que se joga no Brasil é, na pior da hipóteses, igual ao que se pratica nos mais badalados campeonatos europeus. O problema é que os gurus da superioridade européía se baseiam apenas em Barça x Real e Milan x Juventus pra analisar a bola jogada na Espanha e na Itália. Cada um na sua, mas acho que um bom jogo do Brasileirão ainda é mais programa.
Com base nisso, cabe perguntar? Por que a Seleção Brasileira não pode ter mais jogadores que atuam no Brasil? Emerson e Gilberto Silva são muito melhores que Mineiro? Nilmar, Vágner do Cruzeiro e Rafael Sóbis ficam devendo a Fred e Adriano?
A mescla talvez produza um time mais com os pés no chão do que esse bando de celebridades prepotentes e descompromissadas que desfilou pela Alemanha até ser varrido do mapa por Zidane.
Claro que a Europa continuará sendo o destino da maioria dos bons jogadores brasileiros. De bobos, eles não têm nada. Você também não teria. Quem não quer ganhar 5 vezes mais, treinar menos, viver sem preocupação com PCCs e afins?
Mas o fato é que a Seleção que vimos nesta Copa foi brasileira apenas no uniforme que vestiu. Faltaram conexões com seu país, sua gente, sua cultura e, principalmente, sua história como time de futebol.
Que a renovação comece agora. Mas seja tocada com inteligência e bases sólidas. Para que em 2010, se o Brasil tiver que perder, que seja como Brasil, não disfarçado de emigrante novo-rico.